Ir para baixo

AMFO - Módulo I Empty AMFO - Módulo I

Seg Abr 05, 2021 12:16 pm
AMFO - Módulo I Ond0W[/center]

MÓDULO I
CARREIRA MILITAR



Profissionalismo
Profissionalismo é quando um policial se compromete com o ambiente de trabalho e nunca faltará com a sua palavra. Sempre que fora designada uma função, ele irá completa-la. Sendo profissional você automaticamente seguirá o caminho correto para o sucesso em nossa corporação, portanto, sempre tenha ética e imparcialidade ao tomar atitudes drásticas. Separe o ambiente de trabalho ao privado, sempre colocando as suas obrigações ao invés do seu emocional, seja alegria, raiva ou tristeza, em primeiro lugar enquanto presente no B.P (Batalhão Policial). Não se deixe levar por atitudes erradas de outros policiais ou então, consigo mesmo, pois isso danifica o âmbito do Departamento Militar de Elite. Saiba se controlar e reconhecer o que é certo ou errado, evitando manchar a sua reputação entre os funcionários, principalmente na frente dos seus subordinados. É importante que você passe exemplo, eles sempre estão lhe observando e buscando inspirações por volta de suas ações e formas de se expressar.

➟ Algumas regras profissionais precisam ser levadas em consideração para ser um oficial excepcional:

01° Regra: O reconhecimento de um oficial baseia-se em suas atitudes dentro da Polícia sua postura, sua conduta, sua relação com subalternos e superiores. Você está em uma patente/cargo importante, é quase um oficial, deve ter respeito com seus subalternos e nunca sair de linha por conflitos que ocorrem. É preciso que demonstre interesse, absorva todas as experiências, com isso saberá agir em conflitos e será um oficial profissional.

02° Regra: Um bom profissional sabe separar um ambiente de trabalho de um ambiente entre amigos e descontração. Sua postura deve se enquadrar em tal ambiente, mesmo que seu superior seja seu amigo, use pronomes. E mesmo que aquele amigo seja seu subalterno exija o pronome vindo por ele. O respeito a hierarquia é um dos pontos essenciais.

03° Regra: Mesmo que não goste de alguns policiais, que é algo normal é preciso que seja agradável e educado(a), nunca deixe de agir como um oficial e não perca a cabeça com atitudes erradas. Algumas posturas que irão lhe desmoralizar na frente de seus subalternos e isso não pode existir.

04° Regra: Como policial você tem liberdade de participar de companhias, sub-companhias, sub-órgãos e órgãos, porém saiba seus limites e subdividir seus horários. Caso perceba que não está conseguindo assumir muitas funções, saia da mesma e busque outra que você consiga assumir/tenha interesse.

05° Regra: Sua grafia (ortografia) lhe definirá daqui para frente, por isso, busque manter sua ortografia impecável evitando repetitivos erros. Isso dependerá de seu compromisso e interesse, caso queira ajuda em relação a isso, lembre-se nós estamos aqui.

06° Regra: Seja companheiro e sempre ofereça ajuda ao perceber que um subalterno/par esteja com dificuldades. Um dos seus objetivos como oficial é ajudar seu subalterno, portanto, ao perceber vá atrás dele e não espere virem até você. Sempre preste atenção nas conquistas dos policiais e elogie-os em público, entretanto, se for chamá-lo atenção ou ajudá-lo o Departamento Militar de Elite em si exige que usem o sussurro, afinal, ninguém precisa ficar sabendo o que está se passando, além de que infringir estas dicas podem causar constrangimento ao prestador de serviços, assim desmotivando-os. Lembre-se: o seu principal trabalho é ajudar e dar simples empurrõezinhos para que ele consiga crescer e ser um futuro oficial tão bom quanto você.


Nepotismo
Nepotismo é zelar laços de amizades ao invés do mérito conquistado pelos executivos/militares e defender o(s) seu erro(s). Todos nós sabemos o quão difícil é evoluir em todas as questões, sejam elas psicologicamente quanto hierarquicamente. No setor judiciário, praticar nepotismo é considerado um crime. Este ato é definido como, de acordo com o documento Código Penal Policial é a prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de amizade e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do policial. Sua punição é o cancelamento do privilégio dado pelo autor e junto dela, uma baixa desonrosa.

Algumas regras imparciais precisam ser levadas em consideração para ser um oficial excepcional:

01° Regra: Passe confiança,  demonstre interesse em resolver diversificadas situações, não dê desculpas esfarrapadas e busque desempenhar tudo da melhor maneira possível, sempre o melhor.

02° Regra: Reconheça os subalternos, promova-os, mas não fique pensando que só porque você é amigo de um outro policial que você não poderá promovê-lo, isso está errado, você poderá sim, lembrando sempre das exigências do Plano de Conduta Policial e das dicas/ensinamentos expostos no curso de Formação de Promotor para Subtenentes.


Como separar o nepotismo do profissionalismo?
Por mais que, os significados destas palavras e ações sejam diferentes, existe uma conexão em relação a sua conduta. Para ser um ótimo profissional, sim, é preciso saber qual é o significado de nepotismo para evitarmos erros e conseguirmos pegar o real objetivo desta apostila, que é indicar a verdadeira conduta de um policial: O nepotismo, já aprendido anteriormente, é uma afronta ao profissionalismo, pois a postura de um verdadeiro oficial é agir com imparcialidade e avaliar o desempenho de um policial de acordo com o seu trabalho dentro da polícia Departamento Militar de Elite, independente de sua relação pessoal com ele. Porém, como já aprendido na segunda regra sobre imparcialidade, isso não quer dizer que os seus amigos não devem ser beneficiados dentro da polícia, você deve favorecê-los de forma justa se isso for um mérito deles, sem priorizá-los ao tomar decisões pelo simples fato de serem seus amigos ou por medo de ficarem chateados. Todos os policiais que se encontram em uma mesma situação devem ter as mesmas oportunidades e serem tratados igualmente, independentes de fatores impessoais.

Disciplina Militar
É o rigoroso cumprimento, e o acatamento integral das leis, regulamento, normas e disposições que fundamentam a corporação militar e coordenam seu funcionamento regular, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever.

Na Polícia Militar Departamento Militar de Elite, ela consistem em atender as ordens sem questionamento, o que você como oficial deverá fazer, e também ensinar os seus subalternos a fazer o mesmo.

Os 3 pilares da Disciplina Militar:

• A determinação advém da vontade de fazer algo.
Ação, para cumprir um objetivo a que se propõe, no exato momento que foi ordenado.
• A persistência é a ação que, quando repetida várias vezes, avaliada e melhorada, nos leva ao sucesso.


Conduta Militar
Para se tornar um Oficial é necessário que sua conduta seja impecável, para isso o mesmo deve ser comandante e executante ao mesmo tempo, ou seja, deve dar ordens e acatar ordens. Muitas vezes um superior a você lhe dará uma ordem da qual você não gosta de cumprir, mesmo não gostando, deve acatar a ordem de seu superior sem questionar. Ao mesmo tempo que você deve seguir as ordens de seus superiores, seus subalternos devem seguir as suas ordens, e seu dever é fazer com que isso aconteça.

Respeito
Respeito demonstra um sentimento de admiração que se sente por alguém, o respeito também está na tolerância de saber aceitar as diferentes opiniões ou ideias de outros policiais. É necessário ter respeito por todos, independentemente se é militar ou não de nossa corporação.

Ortografia
A ortografia é um dos fatores mais importantes em nossa corporação, tanto para melhor comunicação entre os jogadores, além de demostrar disciplina e conhecimento. Vendo isso, sempre tente aprimorar sua ortografia, utilizando o português corretamente, respeitando a pontuação, acentuação, e outros pontos essenciais.

Hierarquia
A Hierarquia e a Disciplina Militar, são os principais princípios fundamentais, pois constituem a base da Polícia Militar Departamento Militar de Elite. O respeito a Hierarquia é fundamental para o bom funcionamento da polícia e de seus departamentos, a mesma deve ser seguida a risca por qualquer Militar. O respeito a Hierarquia é uma das maiores demonstrações de Disciplina que um militar pode dar.

Você é disciplinado quando:

• Respeita as regras.
• Cumpre as metas de sua companhia.
• Assume problemas e resolve.
• Se compromete com os colegas, ajuda e aceita receber ajuda.


Subalternos
À medida que vamos crescendo dentro do Departamento Militar de Elite, teremos vários subalternos, ou seja, militares que sejam inferiores à sua patente hierárquica. Isso não quer dizer que os mesmos são seus escravos, ou menor que qualquer outro, mas sim que seu nível militar comprado com outro militar se encontra em um nível inferior. E não se esqueça que antes de punir um policial, deve-se ter em conta a patente/cargo. Os soldados, por exemplo, são novos no Departamento Militar de Elite, então, não devem puni-los apenas porque não cumpriram um comando ou têm dificuldades em cumprir algumas ordens, mas sim ajudá-los e ensinar da melhor forma possível, indicando a eles a forma mais correta. A punição deve ocorrer apenas se, ao conhecer as regras, ele insista em seu mau comportamento.

Obs: Após a entrega da apostila o mesmo poderá realizar a avaliação somente após três (03) horas.
Ir para o topo
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos